Paris sem dúvida é uma cidade elegante e possui admiradores do mundo inteiro. Sua arquitetura, seus museus mais que impressionantes e ruas cheias de charme, monumentos incríveis e, claro, sua importância para a história da moda. A cidade foi o berço dos dois conceitos mais importantes na história da moda: a haute couture (alta costura) e o prêt-à-porter.
Ditando tendências ao mundo inteiro, Paris sempre foi a capital da moda. Lugar do mundo onde se realizam, além do desfiles prêt-à-porter, os desfiles dos renomados estilistas da alta-costura. Sim, Paris é o centro da Moda juntamente com Milão.
Paris não é apenas referência quando falamos em moda, a cidade luz continua sendo até hoje uma grande fonte de inspiração. Quando falamos em Paris logo pensamos em grandes grifes como Chanel, Dior, Saint Laurent.
E por isso fiquei tão inspirada para falar do Paris Fashion Week, a semana de moda mais badalada e separei os favoritos para vocês...
Semana de Moda de Paris: Dries Van Noten
Os elementos da decoração voltam a inspirar a moda, dessa vez na coleção de inverno 2015/16 da Dries Van Noten. A marca apresentou uma série de looks femininos com sobreposições de peças em diferentes modelagens e texturas, incluindo as tapeçarias, os matelassês e os bordados preciosos. E para construir a imagem final da proposta para a estação, a grife teve como base o estilo das mulheres excêntricas e icônicas do nosso tempo, o que abriu espaço para peças com cortes pouco comuns (a pantalona over é uma delas, por exemplo) o uso de estampas tridimensionais lado a lado com colares de flores gigantes. Quer ainda mais riqueza? Então foque nas peles e nos casacos poderosos!
Semana de Moda de Paris: Paco Rabanne
Esqueça a moda fantasiosa e extremamente futurista que marcou a história da Paco Rabanne: o outono-inverno 2015/16 da etiqueta, em sua quarta temporada sob a direção criativa de Julien Dossena, mostra que a grife tem se preocupado em manter uma sintonia com o mercado apresentando roupas mais reais e urbanas com um quê esportivo descontraído. O estilista criou peças com comprimentos mais curtos e espírito jovem descolado, algumas com formas e amplas e texturas em tecidos inusitados incluindo as transparências; outras mostram construções assimétricas em blusas e vestidos que lembram o corte de alfaiataria. E para não perder as raízes do DNA da marca, a apresentação conta com roupas em malhas metalizadas que fazem link direto com o olhar de futuro consagrado pela Paco Rabanne na década de 1960.
Semana de Moda de Paris: Dior
Raf Simons buscou inspiração na atitude de sair do jardim para curtir a natureza selvagem no outono-inverno 2015/16 da Dior. Para traduzir esse conceito o estilista lançou mão de releituras de estampas animais com pegada pop, todas bem coloridas com um viés um tanto quanto artsy. Essas padronagens aparecem em vestidos tubinho estilo 60s e em macacões que repetem a fórmula apresentada pela grife na última Semana de Alta-Costura, enquanto o toque de feminilidade e sensualidade aprece nas saias lápis com tiras de tecido que revelam as pernas (grande parte delas combinadas com camisas) e nos bodies mais justos. Destaque especial para as botas altas de vinil coladas nas pernas das modelos junto dos saltos em acrílico que lembram cristais lapidados.
Os modelos da Dior foram os mais difíceis de separar, pois basicamente estavam todos tão maravilhosos...
Bônus Dior
Sabemos que ocorreu muito mais na semana de moda em Paris e eu trouxe para vocês três dos meus favoritos e quem sabe eu separe mais alguns deles para vocês...espero que aproveitem esse post, porque eu amei os look's!